quinta-feira, 1 de abril de 2010

NESTE SÁBADO O PROGRAMA PROFISSÕES APRESENTA A ROTINA DO TRABALHO DOS GARIS

Eles são fundamentais para o equilíbrio ambiental e manutenção da saúde pública, mas nem sempre são valorizados pela sociedade

Para mostrar a rotina diária e a importância destes profissionais, o apresentador Kidy Passos acompanhou o dia de trabalho dos garis, responsáveis pela coleta convencional e seletiva de lixo, e dos auxiliares operacionais, responsáveis pela varrição, capinação e remoção do lixo na capital de Santa Catarina. Para manter as ruas e praças de Florianópolis limpas, são necessários 230 garis e 550 auxiliares operacionais, que varrem aproximadamente 339 quilômetros diariamente. Com vassoura nas mãos Kidy conversou com as auxiliares operacionais e descobriu histórias surpreendentes “O trabalho não é fácil. Juntas elas varrem a distância para cruzar a Ilha de Santa Catarina, de Norte à Sul, três vezes”. O trajeto é ainda maior para os garis da cidade. Eles coletam em média 460 toneladas de lixo por dia, durante o verão, e 380 toneladas/dia nos meses de baixa temporada. Pendurados atrás do caminhão enfrentam situações de risco adversas. Agilidade e atenção são fundamentais para evitar acidentes e cumprir a rota de coleta no menor tempo possível.

Quais as razões que motivam um cidadão seguir uma carreira tão desgastante e pouco valorizada? Quem são as pessoas que vestem estes uniformes e passam, muitas vezes, despercebidas nos cenários urbanos? O “Profissões” apresenta o perfil destes trabalhadores, a média salarial, as condições de trabalho, o caminho que seguiram para exercer a profissão e os desafios superados diariamente por cada profissional.

O programa “Profissões” vai ao ar aos sábados, às 18:50, após o “Programa Raul Gil” na TVBV/Band SC, com patrocínio da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário