quinta-feira, 8 de abril de 2010

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA O VESTIBULAR DAS UNIVESIDADES AMERICANAS

Entenda as diferenças existentes nos vestibulares para o ingresso nas universidades americanas e saiba como se preparar para chegar lá

Em 2008 e 2009, segundo o relatório anual Open Doors do Instituto Internacional de Educação (IIE), quase 9 mil brasileiros foram estudar em instituições norte-americanas. Eles buscam uma melhor qualificação profissional, seja nas faculdades ou nos cursos técnicos e profissionalizantes.

O ingresso em uma universidade dos Estados Unidos depende da análise do histórico escolar e das notas, o envolvimento do candidato com atividades extracurriculares, como os esportes e a música. Para alunos estrangeiros, além do SAT ou ACT (American College Testing), é necessário incluir também a nota do TOEFL (Test of English as a Foreign Language). “Além disso, são contemplados os valores familiares, trabalhos voluntários e o potencial de liderança de cada candidato”, complementa a professora Ana Virginia Kesselring, diretora do Virginia Language Center.

No Brasil, o estudante que disputa uma vaga nas escolas superiores mais tradicionais é obrigado a estudar para várias disciplinas, entre exatas e humanas; participar do vestibular, que em muitas universidades tem duas fases; submeter à avaliação individual para aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Embora não existam os processos seletivos ou vestibulares, como os conhecidos no Brasil, para o ingresso nas universidades americanas, os brasileiros interessados devem possuir conhecimento avançado do inglês.

Ana Virgínia afirma que há algumas semelhanças entre os processos seletivos, o SAT dos Estados Unidos e o ENEM no Brasil. “É semelhante devido às pontuações mínimas que devem ser alcançadas e que permitirão o ingresso na faculdade, no entanto, é menos complexo, pois são duas matérias que são avaliadas, o inglês e a matemática. O estudante brasileiro deve considerar que é imprescindível a realização do TOEFL”.

Este exame é feito através da internet, chamado de “The Next Generation IBT” e dividido em quatro fases: Speaking (fluência oral), Listening (compreensão oral), Writing (redação) e Reading Comprehension (Compreensão de texto). Já a prova do SAT é formada por Reading Comprehension (compreensão de texto e vocabulário), Math (matemática) e Writing (redação). “A fluência no inglês é o requisito mínimo para ingressar e para os interessados é necessário, acima de tudo, o aprimoramento da língua”, orienta a professora.

CONFIRA AS DICAS DA PROFESSORA
Fique ligado, o processo exige um planejamento de até 1 ano e meio de antecedência.

É bom começar com bastante antecedência, 18 meses antes é o ideal:
1. Busque faculdades e universidades que gostaria de cursar
2. Comece a se preparar para os testes TOEFL e SAT
3. Continue estudando na escola, pois boas notas serão importantes para sua admissão.

Mantenha o foco! 12 meses antes:
1. Solicite às faculdades todas as informações sobre os formulários a serem preenchidos e caso seja possível, visite as universidades pessoalmente.
2. Identifique que 2 ou 3 professores que você conheça bem e peça para que eles escrevam cartas com referências suas. Existem modelos na internet.
3. Peça para as escolas que você estudou seu histórico escolar. Tudo deverá ser traduzido por um tradutor juramentado.

Continue se preparando! 11 meses antes:
1. Intensifique suas aulas preparatórias para os testes.
2. Estude com atenção as respostas que recebeu das universidades. Atenção nos prazos.
3. Escreva uma redação e explique porque o porquê ser admitido por essa faculdade é importante para você. Esta carta deve ser feita de forma única e bastante pessoal. Peça ajuda a um professor de inglês para que ela esteja no formato adequado e não contenha erros de gramática ou de ortografia.

Mantenha o foco, siga a programação!8 meses antes:
1. Inscreva-se para os testes SAT e TOEFL para que possa receber as notas a tempo de refazer os testes caso sua nota não seja adequada.
2. Providencie seu passaporte.

Na reta final! 6 meses antes:
1. Faça os testes.

Agora você vai começar sentir o resultado do seu esforço. 4-5 meses antes:
1. Você começará a receber notícias sobre as decisões das universidades. Caso não as receba, entre em contato com as faculdades
2. Aceite apenas uma oferta e informe as outras universidades sobre a sua escolha.
3. Providencie a passagem para sua viagem.

BOA SORTE! QUE O SEU FUTURO PROFISSIONAL SEJA DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS.Para isso ser uma realizade, busque o conhecimento constantemente, aprimore-se, dedique-se e não desanime diantes das dificuldades.

Mais informações?
Virginia Language Center
www.virginiacenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário